Destaque

Otoplastia: A cirurgia plástica para correção das orelhas de abano

As orelhas são órgãos diretamente relacionados à estética facial das pessoas....

Otoplastia: A cirurgia plástica para correção das orelhas de abano


Otoplastia: A cirurgia plástica para correção das orelhas de abano

As orelhas são órgãos diretamente relacionados à estética facial das pessoas. Conviver com algum tipo de problema nessa área é algo muito complicado, mas a otoplastia pode ser a solução para as pessoas que estão incomodas por algum motivo.

Nos dias de hoje, a estética é um fator de grande influência sob o comportamento de homens e mulheres ao redor do mundo. Problemas estéticos são capazes de tirar a confiança e diminuir consideravelmente a autoestima de uma pessoa e por isso eles estão sendo levados tão a sério.

Está cansado de brincadeiras sem graça envolvendo suas orelhas, ou conhece alguém que está incomodado com esse problema? Veja como a solução pode ser mais fácil do que imagina.

O que é otoplastia?

A otoplastia é a cirurgia plástica feita nas orelhas, podendo corresponder a várias técnicas que podem ou não ser associadas, dependendo do problema a ser tratado.

As correções de orelha são realizadas para minimizar deformidades, tentar corrigir assimetrias de forma, tamanho e angulação no caso do abano, em orelhas malformadas de nascença ou que sofreram deformidades após um traumatismo.

Para quem a otoplastia é indicada?

Existe desde o grau mais leve até o mais grave de orelhas em abano, porém a indicação cirúrgica é baseada no grau de incômodo que o paciente apresenta.

A idade mínima para fazer o procedimento é em torno de cinco a sete anos de idade. Nessa faixa etária já houve finalização do crescimento das orelhas, de modo que a cirurgia não irá interferir nesse processo. Também coincide com a idade escolar de alfabetização, quando a criança começa a se incomodar com as orelhas proeminentes.

Fazer a otoplastia envolve algum risco?

Os riscos existentes são os mesmos que envolvem qualquer cirurgia, e podem ser minimizados com um bom preparo pré-operatório e fazendo a cirurgia com um especialista e um em local com os recursos adequados.

Pode haver sangramento, hematoma, dor, inchaço maior que o esperado, infecção, ou mesmo permanecer uma assimetria, principalmente em orelhas de adultos, que têm a cartilagem mais dura, tendendo a perder o ângulo da correção e voltar ao abano. Essas situações podem ser, na maioria dos casos, evitadas, mas caso aconteçam, poderão ser corrigidas.

Quais os principais resultados da cirurgia?

Quando é retirado o curativo, pode ser observado cerca de 60% do resultado, pois há vermelhidão e inchaço, considerados normais imediatamente após a operação.

Na correção do abano, a posição das orelhas é corrigida de imediato e a diferença pode ser percebida logo após a cirurgia.

O resultado psicológico costuma ser muito positivo, pois a autoestima do paciente aumenta consideravelmente.

Deixe seu contato para uma avaliação e livre-se do trauma!





Você também pode se interessar por